Encceja – Informações e Inscrição


O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

Existe uma idade mínima pra fazer o Encceja:  mínima de 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio.

A seguir, veja um passo a passo para fazer a inscrição no Encceja 2021. A sua hora é agora!

O que é o Encceja 🎓 2021?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.

Em resumo: é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O exme é feito para quem deseja obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Certificação x Declaração de Parcial de Proficiência

O Exame tem quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior, e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Os resultados do Encceja permitem a emissão de dois documentos:

Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio:

  •  Para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.

Declaração Parcial de Proficiência:

  •  Para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.

 

Quem pode fazer o Encceja 2021

Pessoas que não concluíram seus estudos regulares dentro do prazo podem prestar o Encceja para obter o diploma do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Em relação à idade, o exame funciona assim:

• 15 anos para a prova de nível Fundamental;

• 18 anos para a prova de nível Médio.

Com a pandemia , o Encceja não foi realizado no último ano, então, a edição 2021 acumulará os participantes do ano passado e os de agora. 

Então, vale a pena caprichar nos estudos pra arrasar na nota e pegar o diploma que permitirá a você conseguir um trabalho melhor e até uma vaga na faculdade!

 

O que precisa para fazer a inscrição do Encceja?

Em resumo, os dados e itens que você precisa para fazer sua inscrição do Encceja são:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Selecionar qual o tipo de prova que deseja fazer.

E pronto, o processo é mais simples do que parece. Dessa maneira, basta que o estudante fique de olho em quando será a data indicada para fazer demais procedimentos de inscrição ou também quando fará a prova em questão.

Aqui em nosso site você encontra informações completas sobre todo esse procedimento, conseguindo tirar todas suas dúvidas que permeiam sua cabeça de estudante.

 


Passo a Passo para se inscrição no Encceja 2021

As inscrições para o Encceja estão abertas até 22 de janeiro de 2021. Para participar, é necessário acessar o site do INEP, digitar seu CPF e data de nascimento, além de preencher o formulário online.

Para participar, basta acessar o site do INEP específico para o Encceja 2020, entrar com CPF e data de nascimento e preencher o formulário online.

A prova é gratuita, então, não há necessidade de se preocupar com o pagamento de taxas. Apenas quem não compareceu à última edição do exame precisará justificar sua ausência ou pagar uma taxa caso queira fazer o Encceja em 2021.

Feito isso, basta acompanhar o cronograma do Encceja e se preparar para o exame, que acontece no dia 25 de abril de 2021, em dois turnos.

 

Como inscrever no Encceja?

A inscrição do participante deve ser realizada no endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja, das 10h do dia 11 de janeiro às 23h59 do dia 22 de janeiro de 2021 (horário de Brasília).

Para realizar a inscrição, o participante deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento.

Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações.

Antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais.

 

Cronograma do Encceja

Inscrição: 11 a 22 de janeiro;

Ressarcimento: 11 a 27 de janeiro (para quem não justificou a ausência na edição anterior);

Resultado para atendimento especial: 1° de fevereiro;

Envio de recurso para recusa de atendimento especial: entre 1° e 5 de fevereiro;

Resultados dos recursos: 12 de fevereiro;

Solicitar uso de tratamento pelo nome social: 11 e 21 de janeiro;

Resultado da solicitação anterior: 1° de fevereiro;

Recurso: de 1° a 5 de fevereiro;

Resultado das inscrições: 12 de fevereiro

Data do exame: 25 de abril (das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30)

O Encceja será realizado em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

 


DÚVIDAS FREQUENTES

O que “cai” na prova do Encceja?

Tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, o exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

No ensino fundamental, as provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares:

É preciso estar frequentando ou ter frequentado a escola para participar do Encceja?

Não. A prova é aberta a todos os que quiserem buscar certificação, independentemente de terem frequentado a escola algum dia ou não, desde que tenham 15 anos completos (para buscar o certificado de ensino fundamental) ou mais de 18 anos completos (para buscar o certificado de ensino médio) no dia do exame.

Como estudar para as provas do Encceja?

O Encceja é estruturado com base na Matriz de Competências e Habilidades, disponibilizada no portal do Inep.

O Inep disponibiliza material de estudo gratuito em seu portal: um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes que buscam cerificação para o ensino fundamental e o ensino médio.

Também estão disponíveis provas e gabaritos de anos anteriores.

 


Matérias para exame Encceja 📚

As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino.

Compostas por 30 questões, as provas de Ensino Fundamental e Médio serão de múltipla escolha, abordando conteúdos de:

Há, ainda, uma parte de redação, que precisa ser desenvolvida de acordo com o tema fornecido.

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia.

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

 

Contato INEP ( Encceja ) 📞

 Fale Conosco

0800 616161