Feriados 2022 – Calendário com feriados no Brasil


Os FERIADOS DE 2022 já rondam os sonhos de muitos viajantes. E a expectativa é que os planos para 2022 possam ser realizados!

Com a chegada de um novo ano, muitos brasileiros já começam a se programar para viagens, lazer e datas de descanso.

Neste ano teremos nove feriados nacionais, além das datas comemorativas estaduais e municipais.

No entanto, para a tristeza de muitos, este ano só terá um único feriado prolongado: Paixão de Cristo, que será no dia 15 de abril, uma sexta-feira.

Outras duas datas comemorativas caem em domingos: o Dia Mundial do Trabalho e o Natal. Já a quarta-feira de cinzas (2 de março), Independência do Brasil (7 de setembro) e Finados (2 de novembro) cairão em quartas-feiras, impossibilitando até mesmo uma emenda com outro dia útil da semana.

No final de dezembro, o Ministério da Economia divulgou ainda outros cinco feriados que serão pontos facultativos.

 

📅 Veja a lista completa dos feriados de 2022:

  • 1º de janeiro (sábado), Confraternização Universal (feriado nacional);
  • 28 de fevereiro (segunda-feira), Carnaval (ponto facultativo);
  • 1º de março (terça-feira), Carnaval (ponto facultativo);
  • 2 de março (quarta-feira), quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);
  • 15 de abril (sexta-feira), Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril (quinta-feira), Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio (domingo), Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 16 de junho (quinta-feira), Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro (quarta-feira), Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro (quarta-feira), Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro (sexta-feira), Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, (ponto facultativo);
  • 2 de novembro (quarta-feira), Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro (terça-feira), Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro (domingo), Natal (feriado nacional).

QUANDO É A PÁSCOA EM 2022?

Neste ano, a Páscoa será celebrada no dia 17 de abril, um domingo.

QUANDO É O CARNAVAL EM 2022?

A Terça-Feira de Carnaval de 2022 será no dia 1º de Março.

Apesar de ser tradição e quase todo o Brasil parar durante o Carnaval, na verdade o Carnaval NÃO é um Feriado Nacional.

O Carnaval é um ponto facultativo, mas é  “considerado” como feriado por algumas  as empresas, outras empresas utilizam para compensar o banco de horas e por órgãos públicos (pois este o contribuinte quem banca o descanso com os impostos).

 

🚢 Feriados prolongados serão raros em 2022

Passadas as festas e viagens de fim de ano, é natural que as pessoas comecem a pensar no calendário do ano que se inicia, para programar a próxima viagem ou passeio – sempre com cuidado, é bom lembrar, porque ainda existe a pandemia.

Para quem está pensando em viagens maiores, porém uma má notícia: os feriados prolongados em 2022 vão ser raros. Este ano, muitos feriados nacionais vão cair em fins de semana e nas quartas-feiras, o que inviabiliza aquela tradicional “emenda” quando a folga é de terça ou quinta-feira.

Então é bom aproveitar o primeiro semestre para curtir as folgas coladas em sábados e domingos. Ainda que novamente sem festa de rua nas principais cidades, por causa da pandemia, a primeira alternativa é o Carnaval, que neste ano será comemorado oficialmente na terça-feira (1º de março). A maioria das pessoas não trabalha na segunda-feira (28) e só volta na quarta-feira (2) depois do meio dia.

Depois vem a Páscoa, que começa na sexta-feira (15 de abril); o feriado de Tiradentes, que ocorre na quinta-feira 21 de abril, e o feriado de Corpus Christi, sempre às quintas-feiras, desta vez em 16 de junho).

✈️ Feriados do segundo semestre de 2022

Já o segundo semestre de 2022 será cruel com as folgas. Os feriados da Independência (7 de setembro), de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de Finados (2 de novembro) vão ser todos em quartas-feiras.

O feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, que cai numa terça-feira, será a única chance de esticar o fim de semana. O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que não é uma data nacional, mas é comemorado em muitas cidades, será um domingo.

Já a dobradinha véspera e dia de Natal (24 e 25(, assim como véspera de Ano Novo (31) e dia 1º de 2023, vão cair no fim de semana, sábado e domingo, respectivamente.

Outro exemplo da “crueldade” do calendário de 2022 é o feriado estadual de 9 de julho, em São Paulo. A data que celebra a Revolução Constitucionalista de 1932 vai ser num sábado.

Feriados antecipados

Vale lembrar ainda que, ao menos oficialmente, muitas cidades anteciparam, para 2021, feriados deste ano para tentar conter o avanço do novo coronavírus ainda na época da segunda onda de covid-19. A cidade de São Paulo, por exemplo, antecipou cinco feriados, entre eles o de Corpus Christi de 2022. Portanto, em tese, ao menos no que diz respeito a serviços públicos, para os moradores da capital paulista o dia 16 de junho não será de folga.

Veja a lista de feriados antecipados na cidade de São Paulo em 2021


  • Aniversário de São Paulo de 2022 (25 de janeiro de 2022)
  • Corpus Christi 2022 (16 de junho de 2022)
  • Dia da Consciência Negra 2022 (20 de novembro de 2022)