Carteira de Identidade Digital ( DNI ) Documento Nacional de Identidade


O DNI é a nova Identidade Digital, que será utilizada pelos brasileiros em todo o território nacional.

Essa nova Identidade Digital integra os dados constantes no Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e título de eleitor de cada usuário, tornando-se uma base unificada e autêntica.

Sua utilização dispensa a apresentação dos documentos que dão origem às informações que ela reúne.

A Identidade Digital (DNI) deve entrar em funcionamento em todo o Brasil a partir de março de 2021 para os 90 milhões de eleitores que realizaram a biometria.

Agora, será possível unificar documentos como CNH, RG, CPF e Título de Eleitor em um cadastro único, 100% digital.

Este novo modelo é administrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o órgão é responsável por armazenar e compartilhar essas informações com as demais agências do governo.

 


O que é Identidade Digital (DNI)?

A Identidade Digital, também conhecida como Documento Nacional de Identidade (DNI), é um registro de identidade unificado.

Em outras palavras, é uma carteira de identificação digital, que pode ser acessada por aplicativos para celular.

Em suma, a exibição nos aplicativos têm a mesma validade que a aceitação dos documentos originais impressos.

Neste momento, reúne os números do CPF, da Certidão de Nascimento, além do Título de Eleitor.

Posteriormente, outros documentos vão ganhar espaço no registro, incluindo o RG, a CNH, além do Certificado de Reservista, entre outros.


Passso a Passo – Como Emitir o Documento de Identidade Digital

Qualquer pessoa poderá emitir a carteira de Identidade Digital (DNI), sendo necessário o cadastro da biometria.

Em breve, seu  novo modelo será incorporado aos demais documentos de identidade tradicionais.

1 – Como realizar a biometria?

Como cada indivíduo é único e possui características singulares, a biometria foi escolhida para a identidade digital.

Abaixo seguem os passos necessários para o registro:

– Verifique no site da Justiça Eleitoral se o cadastramento já está disponível no seu estado;

– Clique no seu estado e selecione “agendar atendimento”;

– Efetive o agendamento, informando seus dados pessoais;

– Selecione sua Zona Eleitoral, conforme seu Título de Eleitor, e, em seguida, escolha a data e hora de preferência;

– Pronto. Você irá receber o protocolo do agendamento com local e data escolhida. (imprima e guarde o protocolo).

No dia agendado, compareça ao cartório eleitoral com o protocolo, além de um documento de identidade com foto, legível e dentro da validade.

Para assegurar seu cadastro no Documento Nacional de Identidade, é recomendável levar um comprovante de residência recente.

2 – Como gerar sua Carteira de Identidade Digital (DNI)?

DEPOIS de concluída a etapa da biometria, você pode gerar a sua Identidade Digital (DNI) através dos aplicativos oficiais disponíveis para Android e iOS (assim que estiverem disponíveis para o público).

Primeiramente, será necessário instalar o aplicativo em seu celular.

Em seguida, faça o pré-cadastro, e compareça a um dos postos de atendimento indicados.

Após a confirmação da biometria pela Justiça Eleitoral, a carteira de Identidade Digital (DNI) poderá ser emitida no próprio celular ou dispositivo eletrônico.

Na data deste artigo, o aplicativo DNI (Documento Nacional de Identidade) ainda não está liberado ao público. Atualmente encontra-se em fase de testes.

APLICATIVO CARTEIRA DE IDENTIDADE DIGITAL

Atualmente não é possível tirar a Carteira de Identidade Digital, por alguns motivos. Primeiro, o acesso ao documento está em fase de testes, tendo sido liberado para apenas 2 mil servidores em 2018, e desde então o programa não foi expandido.

Segundo, os Apps para iOS e Android ainda não estão disponíveis para o público e, por fim, o DNI depende da conclusão do processo de cadastramento biométrico de todos os eleitores do país, que está em fase de andamento.

Apenas quando todos estiverem cadastrados, a Carteira de Identidade Digital será liberada.

No entanto, você pode se adiantar e já cadastrar a biometria do seu Título de Eleitor, se ainda não o fez (veja acima como fazer).

 


A Identidade Digital (DNI) substitui o passaporte?

Não. Embora exista um planejamento para expandir o uso da Identidade Digital (DNI), o passaporte não deve ser integrado.

Isso porque além dos inúmeros dispositivos de segurança, é um documento que depende da aceitação em diversos outros países.

Por outro lado, há um projeto de lei em tramitação para dispensar a prova de vida utilizando a biometria da Identidade Digital (DNI).

Outra questão relevante é quanto a validade dos documentos unificados pelo novo formato digital. Em outras palavras, a data de validade do RG ou CNH não será alterada simplesmente por estar apresentada no formato digital.

A Identidade Digital foi aprovada pelo Congresso em 2017, e posteriormente, sancionada pelo presidente Michel Temer. O documento único, portanto, é válido em todo o território nacional.

 

Identidade Digital – Segurança

A Identidade Digital é estruturada em procedimentos de segurança que buscam garantir a autenticidade e a integridade do seu conteúdo.

O DNI vai evitar fraudes, assegurando que ninguém seja capaz de se passar por outro cidadão em situações que exijam identificação pessoal por organizações públicas e privadas.

Esse alto nível de proteção é possibilitado pela utilização de informações biométricas, que são únicas em cada sujeito.

 

Documento de Identidade Estados (x) Identidade Digital (DNI)

Outra ação a ser implantada é a inserção do número do DNI nos documentos de identidade que são emitidos pelos estados da federação.

Hoje em dia, o sistema de identificação nacional é feito por regiões, de modo que um mesmo indivíduo pode ter diversas identidades em vários estados.

Com o formato digital, o problema dessa multiplicidade é extinto, já que há a comparação instantânea das informações biométricas na base de dados.


RG DIGITAL

Por meio de aplicativo específico, o “RG DIGITAL”, a identidade virtual pode ser baixada e armazenada em aparelho celular, de forma gratuita. O documento digital é válido em todo o território nacional.

👉 Clique Aqui veja mais sobre o RG Digital

Como o RG Digital é possível carregar a identidade digital no celular e solicitar a 2ª via do documento físico sem sair de casa.

 


Veja mais informações sobre:

📟 – CNH Digital – Fazer, cadastrar e ativar

💳 – RG Digital – Como fazer e Aplicativo

🚘 – CRLV Digital – Imprimir e Baixar App

👤 – Nova Carteira de Identidade Digital