Theatro Municipal de SP promove dois concertos de Natal


Apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal com o Coro Lírico e o Coral Paulistano também são transmitidas online!

Celebre o espírito natalino em grande estilo com dois concertos de Natal comandados pela Orquestra Sinfônica Municipal em uma das salas mais mágicas de SP: o Theatro Municipal! Essas apresentações para lá de especiais acontecem nos dias 20 e 23 de dezembro, às 11h e às 18h, respectivamente, e também são transmitidas pelo YouTube.

Os ingressos custam até R$ 20 e são vendidos apenas pelo site, a partir do dia 13 de dezembro! Fique ligado, pois eles esgotam muito rápido!

No primeiro concerto natalino, com regência do maestro Sergio Wernec, a Orquestra Sinfônica Municipal sobe ao palco ao lado do Coro Lírico para uma apresentação de tirar o fôlego!

O programa conta com as peças “Oratório de Natal, Op. 12” e “Canto Tradicional de Natal: Adeste Fideles”, do francês Camille Sanit-Saëns (1835-1921); “Noite Feliz”, do austríaco Franz Gruber (1787-1863); e “Hallelujah”, do alemão Georg Friedrich Händel (1685-1759).

Já no segundo espetáculo, regido por Roberto Minczuk e Maíra Ferreira, a orquestra divide o protagonismo com o Coral Paulistano e eles interpretam “O Messias – trechos corais”, de Händel.

Um pouquinho de história…

Até a década de 1920, as companhias líricas internacionais que se apresentavam no Theatro Municipal traziam seus instrumentistas e coros da Europa, por conta da falta de uma orquestra nacional especializada em ópera. E a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal chegou justamente nessa época para atender essa demanda!

Dez anos mais tarde, esse grupo passaria a ser chamado de Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. É assim que essa história bonita se confunde com a da música orquestral na cidade. E, hoje, o grupo continua sendo um dos principais conjuntos dedicado à música clássica do país.

Já estiveram à frente da orquestra os maestros Arturo de Angelis, Zacharias Autuori, Edoardo Guarnieri, Lion Kasniefski, Souza Lima, Eleazar de Carvalho, Armando Belardi e John Neschling. E, atualmente, o regente titular é Roberto Minczuk.

O uso de máscara de proteção é obrigatório para todes e, antes de entrar no espaço, sua temperatura será medida. Além disso, tapetes sanitizantes e álcool em gel com concentração de 70% estão disponíveis em locais estratégicos. Respeite sempre a distância de 1,5 m entre as pessoas e, na hora de entrar na sala, preserve o sentido único das escadas. Sente-se apenas no local indicado no seu ingresso e não use os assentos bloqueados.


A venda de ingressos é feita exclusivamente pela internet e o theatro trabalha com capacidade bastante reduzida. Para saber de outros cuidados tomados pela sala, acesse este manual do espectador.