Nota Fiscal Cidadã – Alagoana


A Nota Fiscal Alagoana agora se chama Nota Fiscal Cidadã e tem muito mais benefícios. Você concorre a prêmios em dinheiro, pratica a solidariedade permitindo que uma instituição social cadastrada pela Sefaz também ganhe prêmios e os impostos arrecadados ajudam na construção de uma nova Alagoas.

Os consumidores que informarem o seu CPF no momento da compra poderão escolher como receber os créditos (até 10% do ICMS recolhido pelo estabelecimento) e ainda concorrerão a prêmios em dinheiro.

Participa do sorteio de prêmios pessoa física ou entidade alagoana de assistência social cadastrada na campanha. O processo se dá com base na quantidade de documentos fiscais eletrônicos em nome do consumidor que a cada 10 notas gera um bilhete para sorteio, caso compartilhe com uma instituição social dobra seus cupons, bem como sua chance de ganhar.
Ao realizar compras e exigir a adição do número do seu CPF na nota fiscal você receberá créditos que podem ser resgatados.

Esses créditos são obtidos através de uma porcentagem do imposto que é cobrado sobre o produto comprado.

Posteriormente é possível resgatar esse crédito diretamente em sua conta bancária.

Mas essa não é a única forma, a nota fiscal alagoana também possibilita o resgate através da conversão em desconto no seu IPVA.

Um outro benefício também é a participação exclusiva em sorteios feitos pelo programa.

Você poderá trocar determinada quantidade de cupons acumulados por cada um dos números para o sorteio diretamente em sua página no sistema.

Nota Fiscal Cidadã Só Vale Para Compras Em Alagoas?

Muita gente se questiona se a Nota Fiscal Cidadã de Alagoas vale para compras fora de Alagoas.

A resposta é sim! Portanto, você pode ficar tranquilo para sair de Alagoas e continuar exigindo o número do CPF na sua nota.

Se você estiver cadastrado nesse programa, as suas notas fiscais serão emitidas normalmente e os créditos continuarão sendo convertidos para você.

 


Como Fazer o Cadastro – Passo a passo

O cadastro na Nota Fiscal Cidadã deve ser realizado exclusivamente pelo consumidor no site nfcidada.sefaz.al.gov.br, que cria sua conta corrente, de caráter pessoal e intransferível.

Ao acessar o site, deve selecionar as opções ‘Acesso ao Sistema’ e, depois, ‘Consumidor’. Em seguida, basta informar se é pessoa física ou jurídica, preencher o formulário online e solicitar o cadastramento. Ao entrar no sistema, pode consultar os documentos fiscais; registrar uma reclamação; visualizar a conta corrente; configurar seu perfil e/ou alterar senha; verificar sorteio e adotar uma instituição social.

Quanto a alteração de senha, pode ser realizada no site da Campanha, desde que consumidor tenha um e-mail cadastrado, solicita uma dica que é enviada para o endereço eletrônico; em Maceió, nas centrais de Já! e nos demais municípios nas Chefias Administrativas Fazendárias (CAFs), que são unidades destinadas ao público do interior. Outras informações podem ser obtidas pelos números (82) 3315-7828/7825 ou e-mail [email protected]

 

Consultar Créditos Da Nota Fiscal Alagoana

Se você já está inscrito no programa da nota fiscal, precisa saber portanto como consultar créditos da Nota Fiscal Alagoana.

Os seus créditos são recebidos através de uma porcentagem arrecadada do imposto referente àquela compra em que você exigiu o número do seu CPF na nota.

Vamos aprender como fazer essa consulta?

Para realizá-la você deverá fazer login no site da Nota Fiscal Cidadã, então sugerimos que siga os passos abaixo para saber como fazer isso:

  1. Pesquise no Google por “Login nota fiscal cidadã alagoas” e clique no primeiro link que será exibido.
  2. Você será direcionado para essa página, onde deverá realizar o login:
Consultar Créditos Da Nota Fiscal Alagoana
  1. A primeira coisa que você deverá fazer nesse momento é informar se você pertence a categoria de contribuinte ICMS, de consumidor, de contabilista, de fazendeiro ou procon.
  2. Ao lado você precisará informar o número do seu CPF.
  3. Abaixo do número do campo onde você digitou o número do CPF aparece o campo onde você deverá inserir a sua senha. A senha é aquela criada no momento em que se cadastrou no programa, lembra-se? Caso não se lembre basta clicar em “Esqueci minha senha” e seguir os passos que serão indicados.
  4. Digite os caracteres da imagem que será indicada.
  5. Clique em “acessar”.

Após realizar o login, você será direcionado para a sua página onde conseguirá visualizar a quantidade de créditos disponíveis para retirar.

Como Consultar Pelo Aplicativo Da Nota Cidadã

A novidade é que agora já é possível utilizar o aplicativo da Nota Fiscal Cidadã e isso sem dúvidas torna a consulta muito mais prática do que realizá-la pelo computador.

Para fazer a consulta pelo app, você deverá seguir os passos abaixo:

  1. Pegue o seu celular e procure pelo aplicativo da Playstore caso o seu celular utilize o sistema Android, ou pelo aplicativo Applestore caso o seu celular utilize o sistema IOS.
  2. Feito isso, você deverá digitar no campo de pesquisa o termo “nota fiscal cidadã alagoas”.
  3. O aplicativo no qual você deverá clicar é o seguinte:
    Como Consultar Pelo Aplicativo Da Nota Cidadã
  4. Clique em “Instalar”.
  5. Após realizar a instalação, será necessário que você informe os seus dados a fim de realizar o login no aplicativo.
  6. Siga as instruções do aplicativo para realizar a autenticação utilizando o site.
  7. Já com o acesso ao aplicativo liberado, procure pela opção “sua nota fiscal” onde será possível realizar a consulta dos seus créditos.

Como Consultar As Notas Emitidas No Meu CPF

Se você está se perguntando “como consultar as notas emitidas no meu CPF?” saiba que isso pode ser feito de forma simples e rápida.

Para realizar a consulta será necessário que você realize o seu login na página do programa utilizando o número do CPF e a senha criada por você no momento do cadastro.

Caso você não saiba como fazer isso, basta seguir as mesmas instruções dadas no primeiro tópico deste artigo.

Feito isso, você será direcionado para a sua página e conseguirá consultar as notas emitidas.

 


Qual O Prazo Para As Notas Fiscais Eletrônicas da Nota Alagoana Aparecerem Na Minha Conta?

Os valores referentes à nota fiscal são atualizados no sistema do programa Nota Fiscal Cidadã apenas nos meses de abril e outubro.

Isso significa que se você realizou uma compra no mês de janeiro, a nota fiscal referente a essa compra será disponibilizada apenas no mês de abril.

Mas se a compra foi realizada no mês de junho, por exemplo, você terá acesso a essa nota apenas no mês de outubro.

 

Meus Créditos Da Nota Alagoana Não Estão Caindo. O Que Fazer?

O procedimento de concessão de créditos da nota alagoana são realizados no dia 20 de cada mês.

Se passado os períodos citados acima você notou que há alguma coisa de estranha porque os seus créditos não caíram vale entrar em contato com a Sefaz.

Você pode fazer isso através dos seguintes contatos:

  • Para atendimento geral, o telefone utilizado é (82) 3216.9999 ou (82) 3315.9000
  • Também é possível entrar em contato através do e-mail: [email protected]

 

Como Emitir Nota Fiscal Alagoana Ao Consumidor

A novidade é que atualmente existe um novo modo de emitir a sua nota fiscal.

Trata-se da nota fiscal eletrônica, dessa forma você economizará papel e poderá armazená-las de um jeito muito mais fácil pois todas elas serão armazenadas de forma digital.

nota fiscal eletrônica possui a mesma validade daquela impressa, sendo garantida também por uma assinatura, mas feita de maneira digital.

Nesse caso, o consumidor também receberá sua nota fiscal por meio eletrônico e terá inclusive a possibilidade de fazer a reimpressão quando desejar.

 

Telefone Para Dúvidas Sobre A Nota Fiscal Cidadã

 Nota Fiscal Alagoana disponibiliza alguns telefones com os quais você poderá entrar em contato caso tenha alguma dúvida referente sobre o assunto:


  • (82)3216.9999 ou (82)3315.9000 – para atendimento geral;
  • 284.1060 – “Fale Conosco” para a região metropolitana e para a cidade de Maceió;
  • 4020-2560 – Número do celular do “Fale Conosco” para as demais regiões.