Meu INSS Gov – Cadastro e Extrato


O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS).

Há algum tempo o INSS desenvolveu um aplicativo para auxiliar a obtenção de informações por parte dos contribuintes e beneficiários. No entanto, como a programação ainda estava sendo inserida, não logrou tanto êxito.

É a Agência da Previdência Social na palma da sua mão!

Com a atual situação pandêmica do país e a necessidade de meios virtuais eficazes para dar assistência à população, foi desenvolvida novas funcionalidades ao Meu INSS. A ideia central deste recurso é prestar informações sem a necessidade do usuário sair de casa.

O app está disponível para Android e iPhone (iOS), e também no website. Neste texto, você vai encontrar todas as funcionalidades do app Meu INSS e como instalá-lo.

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo. Continue no artigo para acessar os endereços rápidos de cadastro.

O Aplicativo Meu INSS permite que você:

Peçaum benefício ou serviço e acompanhe o andamento do pedido; solicite aposentadoria; calcule quanto tempo falta para aposentar, tire extratos como imposto de renda, pagamento de benefícios e ver as contribuição no CNIS.

Você também pode ver empréstimos consignados, solicitar declaração de recebimento de benefício do INSS, agendar perícia médica e atualizar seus dados de cadastro.

Você também poderá encontrar a agência do INSS mais perto de você pelo aplicativo. Para fazer seu cadastro no Meu INSS Gov, você precisará de: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu.

Você terá também que responder algumas perguntas sobre sua vida profissional. As perguntas servem para conferir sua identidade.

 


Como Instalar Aplicativo MEU INSS GOV

O aplicativo pode ser instalado gratuitamente na loja de ferramentas do Google Play e Apple Store, bastando digitar no campo de busca: Meu INSS. Para aproveitar todas as funções que citamos no tópico anterior, será necessário criar um login e uma senha. 

Ao abrir a ferramenta, a tela inicial irá fornecer a opção “Faça sua senha aqui mesmo”. Feito isso, o sistema irá te encaminhar para a etapa de criação da sua chave de acesso. Para fazê-la, você será levado a fazer um breve cadastro.

Passo a Passo – Cadastro MEU INSS

O Meu INSS está na plataforma de governo gov.br, que oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos do Governo que estão na Internet. Traduzindo isso, significa que, com um único usuário e senha, você pode utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no gov.br.

Para fazer o cadastro é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS. Está com dúvidas? O vídeo abaixo mostra o passo a passo do cadastro no Meu INSS Gov.

Também é possível obter uma senha provisória pelo site de alguns bancos para realizar facilmente seu cadastro no Meu INSS (mais abaixo, é informado quais).

Veja o passo a passo para o cadastro com uma senha provisória.

Confira em quais bancos é possível conseguir a senha provisória do Meu INSS e qual caminho a seguir no Internet Banking (site) deles:

Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI
Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI
Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS
Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)
Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS
Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI

 


CONSULTA BENEFÍCIO INSS GOV

consulta de benefício do INSS é oferecida no sistema eletrônico do órgão, e as pessoas podem fazê-la ilimitadamente.

Inclusive, ela dá autonomia ao cidadão porque ele não depende do funcionário da previdência social para saber o andamento do seu benefício: ele próprio obtém essa resposta.

Veja como você pode fazer consulta do benefício do INSS:

  • Basta acessar aqui;
  • Clicar em “Acompanhar pedido”;
  • No site Meu INSS Gov, que será aberto automaticamente, inserir as informações pedidas;
  • Clicar em “Continuar sem login”.

É fundamental que esse contribuinte, caso não entenda o andamento do seu pedido de benefício, anote-o ou o imprima-o, e que procure um posto da previdência para perguntar do que se trata.

Esse cidadão pode tirar sua dúvida ligando para 135 também, a partir das 7h; nesse telefone é possível também fazer a própria consulta do benefício.

Os cidadãos que não tiverem opção podem ir a uma agência do INSS para consultar o seu benefício, mas essa forma é pouco recomendada porque há muita demora.

Normalmente, os postos de atendimento da previdência social estão sempre cheios e com pessoas que fizeram o seu agendamento anteriormente.

Por isso, atender alguém que não tem agendamento e que quer só saber a situação do benefício nem sempre é possível.

CONSULTA BENEFÍCIO INSS PELO CPF

  • Acesse a Situação do Benefício em Revisão usando este link;
  • Clique em “Consulta benefício”;
  • Informe a data de nascimento, o número do benefício, o CPF e o nome de quem recebe o benefício;
  • Coloque o código de segurança;
  • Clique em “Visualizar”

CONSULTA BENEFÍCIO DO INSS PELO TELEFONE ☎️

O telefone oficial do INSS, como já mencionado, é o 135. Para ter informação a respeito de concessão e revisão de benefício, será solicitado:

  • Número do benefício ou do pedido de benefício;
  • CPF;
  • Nome da mãe;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo.

 

MEU INSS EXTRATO : PASSO A PASSO 📄

Se o cidadão quer se informar sobre seu extrato sem ir ao INSS, ele tem de acessar https://meu.inss.gov.br/central/ e fazer o login.

Depois, ele clicará em “Extrato de Pagamento de Benefício” ou em “Extrato Previdenciário” para visualizar as quantias que serão depositadas, em qual banco e todos os outros detalhes.

Muitas pessoas costumam emitir o extrato de pagamento do INSS para utilizar como comprovante de renda, o que é permitido por diversas lojas.

Nesse caso, o melhor é que o extrato seja de menos de noventa dias.

É possível fazer agendamento com o portal do INSS para emitir o extrato pessoalmente também.

Para essa solicitação, o beneficiário não precisa fazer login: ele pode escolher a opção “não sou um robô” e, em seguida, “continuar sem login”.

O trabalhador terá de selecionar “Novo Requerimento” e escrever o termo “pagamento” na área de pesquisa.

Dentre as opções listadas, a pessoa selecionará a de extrato e agendará, indo ao INSS posteriormente.

 


Consulte utilizando o LOGIN no APP INSS

Os campos preenchidos devem constar dados como seu nome completo, telefone, e-mail, CPF, etc. Após a verificação de “Não sou um robô”, basta confirmar as informações inseridas e continuar o seu procedimento.

Tenha em mãos a sua CTPS ou Guia de Recolhimento para não errar nas respostas solicitadas pelo app. Depois de concluir essa fase, será a hora de finalmente criar sua senha. De acordo com a página do INSS, ela deve ter no mínimo 8 dígitos.

Finalizado o passo a passo, dirija-se a “Meu INSS” e em “Login”. Caso insira seu CPF e a senha, estará apto para usufruir de todos os serviços oferecidos pela aplicação, que não são poucos, não é mesmo?


Meu INSS Agendamentos

O aplicativo oferece diversos serviços aos trabalhadores brasileiros, sem precisar sair de casa. Está disponível serviços para os cidadãos que não queiram emitir uma senha no site. Os serviços que podem ser feitos sem a utilização da senha são:

  • Agendamentos e solicitações;
  • Agendar Perícia;
  • Emitir Guia de Pagamento (GPS);
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Calendário de Pagamento;
  • Encontre uma Agência;
  • Verificar Autenticidade de Documentos.

A plataforma também disponibiliza extratos e declarações. Para os demais, é possível visualizar a situação da aposentadoria e pensões. Para demais utilidades, o usuário terá que emitir uma senha no registro no site do INSS.

O aplicativo está disponível para Android e iPhone, para instalação entre na loja de aplicativos do seu smartphone e procure por “Meu INSS”. Depois de instalado, inicie o app e faça seu cadastro na plataforma. Caso não queira emitir, utilize os serviços que não necessitam de login.


Como se cadastrar e fazer LOGIN no Meu INSS

O aplicativo Meu INSS Gov está ligado a plataforma o site oficial do governo, o “gov.br”. O cadastro nesse site é importante para qualquer serviço governamental online. Portanto, o registro na plataforma do gov.br será necessária para demais outros serviços. Para fazer o cadastro é necessário que esteja com o CPF em mãos.

No aplicativo, leia os passos iniciais e clique em “Faça uma nova senha aqui mesmo”. Depois de entrar nessa aba, clique em “Criar uma senha” e coloque seu CPF, data de nascimento, número de telefone e email. Também é possível obter uma senha provisório pelo site de alguns bancos para realizar o seu cadastro no INSS.

Os bancos que disponibilizam senhas provisórios são:  Banco do Brasil, Banese, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander, Sicoob.

 

Contato & Dúvidas sobre Aplicativo Meu INSS 

Se tiver dúvidas, ligue para 135 (Central de Atendimento do INSS).