INSS Digital – Tudo Sobre


O INSS Digital é uma plataforma online lançada em 2018 para que advogados tenham bastante agilidade ao fazer petições.

Através do INSS Digital também é possível acompanhar processos judiciais para concessão de aposentadorias e outros benefícios do INSS.

O sistema do INSS Digital serve para tramitação de documentos online entre advogados e Previdência Social.

Quem tem acesso ao INSS Digital?

Somente advogados inscritos na OAB (que estão adimplentes) podem acessar o sistema e não tenham punições ou condenações criminais.

Para conseguir acessar, os advogados devem ir no site da OAB de seu respectivo estado e procurar a seção “INSS Digital”.

Depois de concluir o passo a passo descrito no site, um e-mail de confirmação irá chegar em até 10 dias úteis.

O INSS Digital é só para advogados?

Sim. Mas se você deseja saber como acessar a plataforma online do INSS direcionada aos beneficiários do INSS, o caminho é outro.

Para acessar essa outra plataforma, o aplicativo correto para isso é o Meu INSS.

O Aplicativo esta disponível para aparelhos AndroidiOS e que também pode ser acessado pelo site.

MEU INSS

💻 Clique Aqui para ver passo a passo para acessar Meu INSS

Através do MEU INSS você consegue pedir o benefício ou serviço e acompanhar o andamento do pedido; solicite aposentadoria; calcule quanto tempo falta para aposentar, tire extratos como imposto de renda, pagamento de benefícios e ver as contribuição no CNIS.

Você também pode ver empréstimos consignados, solicitar declaração de recebimento de benefício do INSS, agendar perícia médica e atualizar seus dados de cadastro.

Você também poderá encontrar a agência do INSS mais perto de você pelo aplicativo. Para fazer seu cadastro no Meu INSS Gov, você precisará de: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu.

Você terá também que responder algumas perguntas sobre sua vida profissional. As perguntas servem para conferir sua identidade.

O Aplicativo Meu INSS permite que você:

O MeuINSS pferece mais de 90 serviços podem ser acessados ou consultador direto pelo app.

Veja abaixo alguns deles:

• Simulação de aposentadoria;

• Pedido de aposentadoria;

• Extrato para imposto de renda (informe de rendimentos);

• Agendamento de perícia;

• Consulta de benefícios;

• Prova de vida;

• Salário-maternidade urbano;

• Extrato de empréstimo consignado;

• Carta de concessão do benefício;

• Revisão de benefício;

• Declaração de regularidade da situação do contribuinte individual;

• Recursos;

• Cessação de benefício por óbito;

• Cadastro de declaração de cárcere/reclusão;

• Cadastrar ou renovar representante legal;

• Reativar benefício, entre outros.

 

Passo a Passo – Cadastro MEU INSS

O Meu INSS está na plataforma de governo gov.br, que oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos do Governo que estão na Internet. Traduzindo isso, significa que, com um único usuário e senha, você pode utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no gov.br.

Para fazer o cadastro é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS. Está com dúvidas? O vídeo abaixo mostra o passo a passo do cadastro no Meu INSS Gov.

Também é possível obter uma senha provisória pelo site de alguns bancos para realizar facilmente seu cadastro no Meu INSS (mais abaixo, é informado quais).

Veja o passo a passo para o cadastro com uma senha provisória.

Confira em quais bancos é possível conseguir a senha provisória do Meu INSS e qual caminho a seguir no Internet Banking (site) deles:

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI
Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI
Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS
Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)
Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS
Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI

 

MEU INSS EXTRATO : PASSO A PASSO 📄

Se o cidadão quer se informar sobre seu extrato sem ir ao INSS, ele tem de acessar https://meu.inss.gov.br/central/ e fazer o login.

Depois, ele clicará em “Extrato de Pagamento de Benefício” ou em “Extrato Previdenciário” para visualizar as quantias que serão depositadas, em qual banco e todos os outros detalhes.

Muitas pessoas costumam emitir o extrato de pagamento do INSS para utilizar como comprovante de renda, o que é permitido por diversas lojas.

Nesse caso, o melhor é que o extrato seja de menos de noventa dias.

É possível fazer agendamento com o portal do INSS para emitir o extrato pessoalmente também.

Para essa solicitação, o beneficiário não precisa fazer login: ele pode escolher a opção “não sou um robô” e, em seguida, “continuar sem login”.

O trabalhador terá de selecionar “Novo Requerimento” e escrever o termo “pagamento” na área de pesquisa.

Dentre as opções listadas, a pessoa selecionará a de extrato e agendará, indo ao INSS posteriormente.

 


Consulte utilizando o LOGIN no APP INSS

Os campos preenchidos devem constar dados como seu nome completo, telefone, e-mail, CPF, etc. Após a verificação de “Não sou um robô”, basta confirmar as informações inseridas e continuar o seu procedimento.

Tenha em mãos a sua CTPS ou Guia de Recolhimento para não errar nas respostas solicitadas pelo app. Depois de concluir essa fase, será a hora de finalmente criar sua senha. De acordo com a página do INSS, ela deve ter no mínimo 8 dígitos.

Finalizado o passo a passo, dirija-se a “Meu INSS” e em “Login”. Caso insira seu CPF e a senha, estará apto para usufruir de todos os serviços oferecidos pela aplicação, que não são poucos, não é mesmo?


Meu INSS Agendamentos

O aplicativo oferece diversos serviços aos trabalhadores brasileiros, sem precisar sair de casa. Está disponível serviços para os cidadãos que não queiram emitir uma senha no site. Os serviços que podem ser feitos sem a utilização da senha são:

  • Agendamentos e solicitações;
  • Agendar Perícia;
  • Emitir Guia de Pagamento (GPS);
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Calendário de Pagamento;
  • Encontre uma Agência;
  • Verificar Autenticidade de Documentos.

A plataforma também disponibiliza extratos e declarações. Para os demais, é possível visualizar a situação da aposentadoria e pensões. Para demais utilidades, o usuário terá que emitir uma senha no registro no site do INSS.

O aplicativo está disponível para Android e iPhone, para instalação entre na loja de aplicativos do seu smartphone e procure por “Meu INSS”. Depois de instalado, inicie o app e faça seu cadastro na plataforma. Caso não queira emitir, utilize os serviços que não necessitam de login.


Como se cadastrar e fazer LOGIN no Meu INSS

O aplicativo Meu INSS Gov está ligado a plataforma o site oficial do governo, o “gov.br”. O cadastro nesse site é importante para qualquer serviço governamental online. Portanto, o registro na plataforma do gov.br será necessária para demais outros serviços. Para fazer o cadastro é necessário que esteja com o CPF em mãos.

No aplicativo, leia os passos iniciais e clique em “Faça uma nova senha aqui mesmo”. Depois de entrar nessa aba, clique em “Criar uma senha” e coloque seu CPF, data de nascimento, número de telefone e email. Também é possível obter uma senha provisório pelo site de alguns bancos para realizar o seu cadastro no INSS.

Os bancos que disponibilizam senhas provisórios são:  Banco do Brasil, Banese, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander, Sicoob.

Contato & Dúvidas sobre Aplicativo Meu INSS 

Se tiver dúvidas, ligue para 135 (Central de Atendimento do INSS).