CRLV (Documento do Veículo) Digital


Ter o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) sempre à mão digamos que “era” uma obrigatoriedade para qualquer motorista.

No começo de 2021, o documento eletrônico do carro passou a ser emitido em todo o Brasil, fazendo com que os tradicionais CRLV e CRV impressos não sejam mais itens obrigatório a serem apresentados pelos motoristas quando solicitados.

O processo para emitir o CRLV-e é bem simples e não existe mais a taxa de emissão a ser paga.

Agora, os motoristas podem exibir os documentos CRLV-e ou CRLV Digital a partir de seu celular, que substituem o documento do licenciamento carro e do certificado de registro do veículo, que antes era assinado em cartório.

Para acessar o documento digital, o proprietário precisa ter quitado o licenciamento do veículo do ano em curso, expedido pelo Departamento de Trânsito de Jurisdição do veículo (Detran do seu Estado).

O Aplicativo está disponível gratuitamente para celulares e tablets.


Por que é importante ter a CRLV Digital do carro ? 

O CRLV do CARRO é capaz de fornecer às autoridades policiais muitas informações essenciais, como o histórico do automóvel: quantas multas ele tem, se ele tem permissão para circulação ou se o veículo tem alguma restrição, aviso de roubo e muito mais.

O CRLV-e pode ser compartilhado no celular com até 5 outros motoristas no caso de quem compartilha o carro com mais pessoas. Para isto, você precisará do número do CPF deles;

⚠️ O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPVAT).

Quem não quiser aderir ao documento eletrônico no celular ainda poderá realizar a impressão do documento em sua própria casa.

 


Aplicativo CRLV-e  no celular 📲

O aplicativo funciona na maioria dos smartphones modernos, para quem usa sistema Android, deve baixá-lo no Google Play, para o caso de usuários de iPhone devem fazer o download pela Apple Store.

O APP disponível para apenas para os motoristas que já possuem a nova versão da CNH Digital com QR Code. Caso a sua versão não tenha o código de barras, será preciso solicitar a CNH digital através de um certificado digital ou mesmo diretamente no Detran.

Aplicativo CRLV Digital

O CRLV Digital e a CNH Digital são opcionais, não impede de ter os documentos impressos. As versões digitais foram desenvolvidas para trazerem vantagens adicionais que propiciam maior mobilidade, praticidade e comodidade.

 


Baixar o CRLV Digital – Pessoa Física 📋

No caso de Pessoa Física, é preciso entrar no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e possuir o código de segurança do CRV e o número do Renavam.

Passo a Passo:

– Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play – AndroidApple Store – iOS.

– Clique em entrar com gov.br e efetue o cadastro;

– Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos;

– Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;

– Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.

– Em um novo acesso, basta clicar em  “Licenciamento Digital (CRLV-e)”.

CRLV Digital do Carro – Pessoa Jurídica 📋

Para Pessoa Jurídica, não há acesso pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

É necessário entrar no Portal de Serviços do Denatran, através do menu “Meus veículos”, e precisa possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.

Passo a Passo:

– Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
– Na tela inicial clique em “Meus veículos”;
– Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
– Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S;
– O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4 branca.

 

Como Imprimir e baixar CRLV Digital?

O processo totalmente online direto no site do DENATRAN e não é necessário que o motorista compareça a uma unidade do Detran para obter o documento digital.

Passo a Passo:   (Para imprimir o CRLV)

1 – Acesse o portal de serviços, e clique em “veículos”. Para acessar o portal, clique aqui;

2 – preencha o formulário eletrônico com seu CPF e senha cadastrada. Caso ainda não tenha cadastro, clique aqui para fazê-lo;

3 – clique em “meus veículos” e informe o número do Renavam e do Certificado de Registro de Veículo (CRV);

4 – os dados do veículo cadastrado no aplicativo serão exibidos. Clique neles para visualizar o CRLV Digital.

Até a publicação desta reportagem, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins não disponibilizavam o serviço.

 

Como encontrar o Código de Segurança solicitado?

O número do código de segurança do CRV, solicitado para o acesso ao CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o CRLV-e no portal de serviços do Denatran tem onze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento do carro.

O CRV, antigo Documento Único de Transferência (DUT) e também conhecido como recibo de compra e venda, é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento de qualquer veículo. Ele registra todas as suas características (cor, ano, modelo, renavam, placa, espécie, combustível, etc.) e os dados pessoais do proprietário.

 


Quais são os serviços oferecidos pelo aplicativo?

Além de dar aos documentos validade como se fossem os originais impressos, o aplicativo também oferece mais alguns serviços que podem ajudar bastante no dia-a-dia. Esses serviços são:

  • CRLV Digital (Documento do Veículo Digital)
  • Visualização de infrações do condutor e do veículo
  • Consultar histórico da CNH Digital
  • Consultar dados do veículo por meio do CRLV Digital

 


DÚVIDAS & PERGUNTAS

Qual a diferença do CRLV-e e do ATPV-e?
O CRLV-e é o substituto do documento do carro, aquele que você recebe todo ano após fazer o licenciamento. Já a ATPV-e fica no lugar do antigo CRV (Certificado de Registro de Veículo), o outro papel que o proprietário recebe assim que compra o carro. Esse documento é aquele que precisava ser assinado em cartório sempre que o veículo era vendido — e que muita gente acabava perdendo.

Quem não tem smartphone pode ter o CRLV-e?
Sim, é possível emitir e imprimir (quantas vezes quiser) o documento pelo site do Detran do seu estado.

Dá para usar diferentes aplicativos para acessar o CRLV-e?
Não, o único aplicativo oficial que deve ser usado para baixar e acessar os documentos eletrônicos é o CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Quem não tem smartphone pode ter o CRLV-e?
Sim, é possível emitir e imprimir (quantas vezes quiser) o documento pelo site do Detran do seu estado.

Quem não tem CNH pode baixar o CDT?
Sim, qualquer pessoa pode acessar o aplicativo oficial. Apesar de o nome confundir, o CDT reúne tanto o documento do carro quanto a Carteira de Nacional de Habilitação.

Posso imprimir mais de um CRLV-e?
Sim. Também é possível compartilhar a forma eletrônica do documento com outros motoristas que tenham o CDT no celular, desde que você tenha o CPF deles. Isso, inclusive, é recomendado para veículos que são usados por diferentes pessoas.

Posso imprimir o CRLV-e em papel comum e em modo de economia de tinta da impressora?
Sim, desde que todas as informações estejam visíveis, especialmente o QR Code

Precisa de internet para acessar o CRLV-e?
Só na primeira vez, para baixar o documento no smartphone. Após isso o arquivo ficará armazenado de forma criptografada no seu celular e pode ser acessado a qualquer momento, mesmo que você não tenha sinal ou internet no local.

Quem tem mais de um carro pode ter vários CRLV-e no CDT?
Sim, desde que todos estejam registrados no nome da mesma pessoa. O proprietário é o único que pode emitir o documento e compartilhá-lo com outros usuários. Os documentos de todos os carros ficarão centralizados no CDT do proprietário.

Se meu celular com o CDT ficar sem bateria posso ser multado?
Se você não tiver o CRLV-e impresso, sim. O policial ou o fiscal de trânsito precisa acessar o QR Code para checar a autenticidade do documento. É responsabilidade do condutor apresentar os documentos solicitados, não importando se de maneira digital ou impressa. Na dúvida, deixe o documento impresso na sua carteira ou no porta-luvas do veículo.

 


Veja mais informações sobre:

📟 – CNH Digital – Fazer, cadastrar e ativar

🚘 – CRLV Digital – Imprimir e Baixar App

💳 – RG Digital – Como fazer e Aplicativo

👤 – Nova Carteira de Identidade Digital