Cartão SUS – Solicitar, 2º Via e Aplicativo Digital Online


Agora já é possível consultar uma versão digital do aplicativo digital do Cartão Nacional de Saúde (CNS) — ou Cartão do SUS — por meio do aplicativo digital Conecte SUS.

O serviço inclui consultas, exames, cirurgias, acompanhamento de tratamento de saúde, medicamentos gratuitos, atendimento médico em diferentes especialidades, entre outros, de forma gratuita. No entanto, para ter acesso aos tratamentos é necessário possuir o Cartão Nacional de Saúde, conhecido como cartão SUS.

O novo documento apresenta uma sequência de 15 números, permite a identificação de cidadãos brasileiros ao usar os serviços públicos de saúde do país.

O registro reúne dados pessoais e de outros documentos (CPF e RG) e formas de contato, como endereço, e-mail e telefone.

Para facilitar o monitoramento da vacinação no País, o Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, um aplicativo que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

No app é disponibilizada a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite que usuários e profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização.

O cidadão cadastrado, assim que receber a vacina, terá a dose registrada no aplicativo. Será possível consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.

A partir daí, o cidadão e o profissional de saúde também saberão o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose.

IMPORTANTE> O Ministério da Saúde esclarece que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado. Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários.

No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.


 

Como Solicitar o Cartão SUS? 

A solicitação do Cartão SUS  é um processo simples e gratuito, o qual deve ser realizado numa unidade de saúde do sistema, bem como, as UBS (Unidade Básica de Saúde) presentes no bairro em que reside ou demais municípios próximos a sua residência, ou, na Secretaria de Saúde da sua cidade.

Além disso, você também pode realizar um pré-cadastro pela internet ( veja abaixo o passo a passo para solicitar ) para solicitar o Cartão SUS e imprimir o protocolo.

Depois é só ir até a unidade de saúde mais próxima de sua residência após 30 dias para retirar o mesmo, basta apresentar o protocolo e documento de identificação com foto.

O prazo para recebimento é de até 90 dias.

Para solicitar o cartão SUS é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • Registro Geral – RG
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF
  • Certidões de casamento ou nascimento
  • Comprovante de residência atualizado.

Caso precise de atendimento e ainda não possua o cartão SUS, poderá ser atendido da mesma maneira, pois nenhum cidadão é impedido de receber atendimento por isso.

Cartão SUS Online – Site

Anteriormente o conecte SUS era chamado de “Meu digiSUS”, e hoje, pode ser acessado tanto pelo app do programa (veja abaixo), como também pode ser acessado diretamente no site oficial.

Para fazer o seu cadastro, siga as recomendações a seguir:

Cadastro no Conecte SUS (Cartão SUS Online)

O cadastro no Conecte SUS é simples e pode ser feito com o CPF ou a Carteira Nacional de Saúde.

O registro pode ser feito direito no aplicativo no celular ou em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br

O seu Conecte SUS login é feito usando as informações do cadastro do site GOV.BR. Mas caso anda não tenha você pode fazer facilmente seguindo os formulários da página

Depois que fizer este cadastro o seu acesso no Conecte SUS será bem simples, confira o passo a passo:

  • Passo 1: Entre no site oficial ou aplicativo e clique em “Entrar”.
  • Passo 2: Digite o número do seu CPF.
  • Passo 3: Digite sua senha cadastrada no GOV.BR.

Agora você terá acesso a todos os serviços oferecidos, saberá com certeza, o que é Conecte SUS na prática.

Agora você pode: consultar exames pelo no aplicativo do SUS:  para acessar a opção de Conecte SUS resultado de exames, primeiramente você precisa fazer esse cadastro no posto de atendimento que escolheu fazer o exame.

 

 

Cartão SUS Digital – Aplicativo

O Conecte SUS ou Aplicativo da Saúde é um aplicativo do Governo Federal com a missão de materializar a Estratégia de Saúde Digital do Brasil, fomentando o apoio à informatização e a troca de informação entre os estabelecimentos de saúde nos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde.

Além da carteira de vacinação digital, o Conecte SUS (Cartão SUS Online) também mostra dados de atendimentos e internações do paciente, permite a consulta de medicamentos e exames realizados, como o de detecção do vírus, por exemplo, e dá acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS, que é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde.

PASSO A PASSO – COMO INSTALAR O APLICATIVO CONECTE SUS

O aplicativo pode ser instalado gratuitamente na loja de ferramentas do Google Play e Apple Store, bastando digitar no campo de busca: CONECTE SUS. 

Para aproveitar todas as funções que citamos no tópico anterior, será necessário criar um login e uma senha. 

Como baixar, instalar e consultar o saldo no Aplicativo CONECTE SUS para Android

Iremos explicar tudo o que precisa saber sobre como baixar e consultar no APLICATIVO DO PASSAPORTE DIGITAL pelo aplicativo no Android, e todos os procedimentos são muito práticos e rápidos.

Para baixar o app Conect SUS, basta ir até a Play Store e tocar em “Instalar”, feito isso, abra o app do ConecteSUS e entre com seu login, caso não tenha um, crie um login e senha.

Depois de entrar em sua conta, você poderá realizar marcação de consultas, acesso ao histórico médico do paciente, possibilidade de visualização dos resultados de exames, acesso à lista de medicamentos. e informações sobre todos os postos de atendimento nas redondezas.

Como baixar, instalar e ver o saldo no Aplicativo CAIXA TEM para iPhone

Agora, iremos explicar como baixar e ver o saldo no aplicativo Conecte SUS para iPhone especificamente, para você não se perder na hora de usar o aplicativo. Você só precisa baixar o app na App Store e criar um login e senha para conseguir o acesso ao app do passaporte digital.

Feito isso, abra o app do ConecteSUS e entre com seu login, caso não tenha um, crie um login e senha.

Depois de entrar em sua conta, você poderá realizar marcação de consultas, acesso ao histórico médico do paciente, possibilidade de visualização dos resultados de exames, acesso à lista de medicamentos. e informações sobre todos os postos de atendimento nas redondezas.

 


Passaporte Digital de Imunização 🛃 ?

A União Europeia está trabalhando para criar um passaporte de vacina válido para todos os países do bloco. Quem for vacinado poderá pular os controles mais severos impostos a todos os demais para entrar no país.

Outros países como EUA e China devem seguir o exemplo, embora a vacina não seja uma condição de entrada, isso poderá começar a se tornar obrigatório assim que as vacinas começarem a ser distribuídas de forma mais ampla em todo o mundo.

Assim, futuramente todas as companhias aéreas do mundo podem tornar o uso do passaporte de vacina obrigatório, como já foi anunciado por uma empresa de cruzeiros para maiores de 50 anos que só vai aceitar clientes vacinados.

🇧🇷 NO BRASIL > Foi com esse objetivo e com essa missão que o projeto da Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, que faz parte da Estratégia Digital de Saúde do Brasil, foi reorientado para receber e compartilhar informações que pudessem suportar cidadãos e profissionais de saúde no combate à pandemia.

Dessa forma, o Ministério da Saúde, com o apoio dos Laboratórios Públicos e Privados, permitirá a recepção e compartilhamento dos resultados dos exames relacionados a pandemia que poderão ser acessados pelo cidadão por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão.

O documento será disponibilizado de forma eletrônica e permitirá que os brasileiros apresentem um comprovante de vacinação, dessa forma ampliando o controle sanitário no país.

Além disso, os estados poderão utilizar o documento para restringir a entrada de pessoas em ambientes públicos ou privados, podendo aplicar penalidades ou multas para quem desrespeitar a medida.

Vale ressaltar que o comprovante de vacinação já existe e é fornecido ao vacinado logo após a imunização.

Por enquanto a apresentação do comprovante de vacinação não é obrigatória, embora possa ser solicitado em alguns casos.

 

 


💳 Como emitir 2º via do Cartão SUS

Vale lembrar que a segunda via do cartão do SUS indicado no passo a passo abaixo só pode ser emitida por quem já é cadastrado no sistema. Se é a primeira vez que irá utilizar os serviços deve-se realizar anteriormente o Cadastro no SUS, processo que também pode ser feito online. Para saber como fazer clique no botão abaixo.

Se você não possui, use esse saúde conselho o faça o seu o quanto antes, é preciso realizar um pré cadastro rapidamente para obter seu número dentro do serviço de informação ao governo, e ao fazer isso, será necessário esperar sua segunda via, facilitando sua vida no momento do cartão fazer.

á se quer somente obter a segunda via do documento siga os passos que seguem:

Passo 1 – Acesse o Portal do Cidadão: portaldocidadao.saude.gov.br

Passo 2 – Em 2020 o Portal do Cidadão foi atualizado, portanto, você pode acompanhar o tutorial que aparecerá ou clique em “Pular” para ir direto ao site

Passo 3 – Clique em “Entrar”

Passo 4 – Se já tiver conta: Informe o seu CPF no campo solicitado e clique em “Próxima”; Se ainda não tiver uma conta: clique em “Criar sua conta”

Passo 5 – Preencha os dados e prossiga com o cadastro

Passo 6 – Na página inicial, faça seu login com o seu CPF e a senha que criou.

Abrirá o DigiSUS, onde consta todas as suas informações sobre consultas, vacinas e o cartão do SUS. Lá você pode conferir detalhes sobre a sua saúde e cuidados básicos. Ao clicar em “Minha Saúde” na lateral, aparecerá os dados sobre tratamentos e vacinas. Na parte superior, terá o seu nome completo e o número do seu cartão. Clique em “Acessar” para ver o cartão e em seguida em “Salvar”.

 


💳 Emitir cartão SUS pelo Nome

Se não tiver o registro do seu cartão poderá emitir a segunda via do mesmo por meio dos passos que seguem:

Passo 1 – Acesse o Portal do Cidadão no seguinte link: https://meudigisus.saude.gov.br/

Passo 2 – Clique em “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Nome”;

Passo 3 – Escreva o seu nome completo, CPF, data de nascimento, cidade de origem e nome de sua mãe completo;

Passo 4 – Marque a caixa de segurança e clique em “Consultar”;

Passo 5 – Caso o seu cadastro seja encontrado pelo sistema basta seguir os tutoriais para imprimir ou salvar o seu cartão em formato PDF no seu dispositivo. Aparecerá as seguintes informações:

Você já possui um número de cartão nacional de saúde: 000000000
Nome: -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*–*-*-*
Data de Nascimento: 25/08/1987
Sexo: Masculino

 


🖨️ Como Imprimir a 2ª via do cartão SUS

Se preferir utilizar o cartão do SUS impresso poderá imprimir o documento utilizando o modelo no word.

Ao visualizar o documento pela internet haverá duas opções: fazer download (será salvo na máquina num arquivo pdf) que pode ser salvo para imprimir.

Se preferir, também poderá solicitar presencialmente a segunda via da carteirinha na Unidade Básica de Saúde em que está cadastro, lá o documento já será entregue impresso em mãos, tal como mostra na imagem abaixo – a plastificação fica por conta do cidadão.