Lista de campeões da Copa do Brasil de Futebol

A Copa do Brasil é uma competição nacional de futebol do Brasil. É jogada nos moldes da Copa da Inglaterra, Taça de Portugal, Copa do Rei, Copa da Escócia, entre outras.

Foi estabelecida em 1989, a fim de apaziguar o descontentamento das federações estaduais de futebol após a redução do número de clubes que poderiam disputar o Campeonato Brasileiro, com a criação da Copa União em 1987. É disputada pelos dez primeiros colocados do Ranking da CBF e outros 54 representantes das 27 federações estaduais, escolhidos através dos campeonatos estaduais ou torneios regionais.

Inicialmente a Copa do Brasil foi disputada por 32 clubes, passou a 40 em 1996, o número foi crescendo até chegar em 69 no ano de 2000, vindo a se estabilizar em 64 após 2001, número que se manteve até 2012, disputada pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal. A partir de 2013, passou a ser disputada por 86 equipes, seis delas já classificadas para as oitavas de final, a partir de 2017 será disputada por 91 equipes. Em 2016 o principal patrocinador da competição passou a ser a Continental Pneus, fazendo com que a competição passasse a ser chamada de Copa Continental Pneus do Brasil.

Desde a edição de Copa do Brasil de 2001, os clubes que participavam da Copa Libertadores da América não disputavam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido a conflito de datas com a competição continental. Sendo assim, o campeão da Copa do Brasil nunca disputava a edição seguinte, uma vez que se classificava para a disputa da Libertadores da América do ano posterior. Porém, com a nova fórmula de disputa, desde 2013 essa competição nacional também conta entre os seus participantes, com os clubes que disputam a principal competição de clubes de futebol do continente americano.

A competição tem transmissão em TV aberta pela Rede Globo, e em TV fechada pelo SporTV em parceria com a ESPN e a partir de 2013 com a Fox Sports. Internacionalmente, é transmitida para os Estados Unidos pelo beIN Sport.

O Cruzeiro é o clube que mais venceu a competição, com 6 títulos, seguido pelo Grêmio, que tem 5 títulos e, depois, vem o Corinthians, Palmeiras e Flamengo, que têm 3 títulos cada. Outros 10 clubes venceram uma edição da competição, sendo portanto 15, o número de clubes campeões. O estado com maior número de títulos é São Paulo, com 9 conquistas. Apenas dois estados, São Paulo (Jundiaí, Santo André, Santos e São Paulo) e Rio Grande do Sul (Caxias do Sul e Porto Alegre) tiveram campeões de mais de uma cidade, e apenas a cidade do Rio de Janeiro teve mais de 2 clubes campeões (Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama). Apenas em 3 oportunidades o campeão deste torneio foi um time que não estava na primeira divisão do campeonato nacional daquele ano. São eles: Criciúma, em 1991, Santo André, em 2004, e Paulista de Jundiaí, em 2005. E apenas em 2 oportunidades, o Campeão da Copa do Brasil foi rebaixado à Série B nacional no mesmo ano. Isto aconteceu em 1999, com o Juventude, e em 2012, com o Palmeiras. Mas o caso do Juventude, porém, é bem peculiar, já que no ano seguinte foi criada a Copa João Havelange, e com isso o clube gaúcho disputou a primeira divisão nacional no ano 2000.

 

Sistema de disputa

A disputa da Copa do Brasil de Futebol se dá no sistema "mata-mata", no qual dois times se enfrentam, em dois jogos, no caso da Copa do Brasil, cada equipe tem o mando de campo em uma das partidas. O vencedor, time com maior saldo na soma dos placares, avança para próxima fase, até o jogo decisivo, a Final da Copa do Brasil de Futebol.

Em 1995 foi estabelecido que, nas duas primeiras fases, se o time visitante vencesse por diferença maior ou igual a três gols no jogo de ida, estaria classificado para a fase seguinte. No ano seguinte, foi estabelecido que a diferença necessária para se qualificar como visitante no jogo de ida seria de dois gols, critério que permanece até os dias de hoje nas duas primeiras fases da competição.

Critérios de desempate

Em caso de empate de pontos (uma vitória para cada time ou dois empates), os critérios de desempate são:

  • Saldo de gols
  • Disputa por pênaltis

Novo formato desde 2013

Desde 2013 a Copa do Brasil passou a ser disputada por 86 equipes, entre os meses de março e novembro. No novo formato, 80 clubes disputam um mata-mata até restarem 10 clubes, que se juntam nas oitavas de final aos 5 clubes que tiverem disputado a Copa Libertadores da América e ao melhor colocado do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série A que não se classificou para a Copa Libertadores. Este último pode ser substituído pelo 5º colocado do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série A. A partir de 2017 passará a ser disputada por 91 equipes pelas mudanças da Taça Libertadores da América que terá sete ou nove times brasileiros incluindo os campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde, do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B e possivelmente ao campeão brasileiro da Copa Sul-Americana ou do 7º colocado do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série A. Neste novo formato, 80 clubes disputam um mata-mata até restarem 5 clubes, que se juntam nas oitavas de final aos 7 ou 9 clubes que tiverem disputado a Copa Libertadores da América mais o campeão da Copa do Nordeste, da Copa Verde, do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B e do campeão brasileiro da Copa Sul-Americana ou do 7º colocado do Campeonato Brasileiro de Futebol - Série A que não se classificou para a Copa Libertadores.

Além disso, a Copa do Brasil definia os representantes brasileiros na Copa Sul-Americana do mesmo ano, sendo que essas vagas vinham a partir de times eliminados na primeira fase, podendo até ter tido incluídos clubes vindos da Série B, considerando os critérios de eliminação, que permitiam essa possibilidade aos quatro primeiros colocados que seriam promovidos da segunda divisão no ano anterior. A partir de 2017 a Copa do Brasil não dará mais vaga para a Copa Sul-Americana.

Abolição do gol fora de casa como critério de desempate

A Confederação Brasileira de Futebol, entidade que organiza o torneio, anunciou, em 1 de dezembro de 2017, que os gols marcados por um clube na partida cujo mando seja de seu adversário não seria mais utilizado como critério para determinar o vencedor, caso a soma dos placares do jogo de ida com o de volta fosse igual, a partida seria decidida nos pênaltis, independendo do gol qualificado fora.

Lista de todos os Campeões Brasileiros

Ano Estado Clube mandante Resultado Clube visitante Estado Estádio Local
1989  Pernambuco Sport 0–0 Grêmio  Rio Grande do Sul Ilha do Retiro Recife, Pernambuco
 Rio Grande do Sul Grêmio 2–1 Sport  Pernambuco Olímpico Monumental Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Grêmio venceu por 2–1 no conjunto
1990  Rio de Janeiro Flamengo 1–0 Goiás  Goiás Municipal de Juiz de Fora Juiz de Fora, Minas Gerais
 Goiás Goiás 0–0 Flamengo  Rio de Janeiro Serra Dourada Goiânia, Goiás
Flamengo venceu por 1–0 no conjunto
1991  Rio Grande do Sul Grêmio 1–1 Criciúma  Santa Catarina Olímpico Monumental Porto Alegre, Rio Grande do Sul
 Santa Catarina Criciúma 0–0 Grêmio  Rio Grande do Sul Heriberto Hülse Criciúma, Santa Catarina
Criciúma venceu por vantagem de gols fora de casa
1992  Rio de Janeiro Fluminense 2–1 Internacional  Rio Grande do Sul Laranjeiras Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 Rio Grande do Sul Internacional 1–0 Fluminense  Rio de Janeiro Beira-Rio Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Internacional venceu por vantagem de gols fora de casa
1993  Rio Grande do Sul Grêmio 0–0 Cruzeiro  Minas Gerais Olímpico Monumental Porto Alegre, Rio Grande do Sul
 Minas Gerais Cruzeiro 2–1 Grêmio  Rio Grande do Sul Mineirão Belo Horizonte, Minas Gerais
Cruzeiro venceu por 2–1 no conjunto
1994  Ceará Ceará 0–0 Grêmio  Rio Grande do Sul Castelão Fortaleza, Ceará
 Rio Grande do Sul Grêmio 1–0 Ceará  Ceará Olímpico Monumental Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Grêmio venceu por 1–0 no conjunto
1995  São Paulo Corinthians 2–1 Grêmio  Rio Grande do Sul Pacaembu São Paulo, São Paulo
 Rio Grande do Sul Grêmio 0–1 Corinthians  São Paulo Olímpico Monumental Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Corinthians venceu por 3–1 no conjunto
1996  Minas Gerais Cruzeiro 1–1 Palmeiras  São Paulo Mineirão Belo Horizonte, Minas Gerais
 São Paulo Palmeiras 1–2 Cruzeiro  Minas Gerais Palestra Itália São Paulo, São Paulo
Cruzeiro venceu por 3–2 no conjunto
1997  Rio Grande do Sul Grêmio 0–0 Flamengo  Rio de Janeiro Olímpico Monumental Porto Alegre, Rio Grande do Sul
 Rio de Janeiro Flamengo 2–2 Grêmio  Rio Grande do Sul Maracanã Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Grêmio venceu por vantagem de gols fora de casa
1998  Minas Gerais Cruzeiro 1–0 Palmeiras  São Paulo Mineirão Belo Horizonte, Minas Gerais
 São Paulo Palmeiras 2–0 Cruzeiro  Minas Gerais Morumbi São Paulo, São Paulo
Palmeiras venceu por 2–1 no conjunto
1999  Rio Grande do Sul Juventude 2–1 Botafogo  Rio de Janeiro Alfredo Jaconi Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
 Rio de Janeiro Botafogo 0–0 Juventude  Rio Grande do Sul Maracanã Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Juventude venceu por 2–1 no conjunto
2000  São Paulo São Paulo 0–0 Cruzeiro  Minas Gerais Morumbi São Paulo, São Paulo
 Minas Gerais Cruzeiro 2–1 São Paulo  São Paulo Mineirão Belo Horizonte, Minas Gerais
Cruzeiro venceu por 2–1 no conjunto
2001  Rio Grande do Sul Grêmio 2–2 Corinthians  São Paulo Olímpico Monumental Porto Alegre, Rio Grande do Sul
 São Paulo Corinthians 1–3 Grêmio  Rio Grande do Sul Morumbi São Paulo, São Paulo
Grêmio venceu por 5–3 no conjunto
2002  São Paulo Corinthians 2–1 Brasiliense  Distrito Federal Morumbi São Paulo, São Paulo
 Distrito Federal Brasiliense 1–1 Corinthians  São Paulo Boca do Jacaré Taguatinga, Distrito Federal
Corinthians venceu por 3–2 no conjunto
2003  Rio de Janeiro Flamengo 1–1 Cruzeiro  Minas Gerais Maracanã Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 Minas Gerais Cruzeiro 3–1 Flamengo  Rio de Janeiro Mineirão Belo Horizonte, Minas Gerais
Cruzeiro venceu por 4–2 no conjunto
2004  São Paulo Santo André 2–2 Flamengo  Rio de Janeiro Palestra Itália São Paulo, São Paulo
 Rio de Janeiro Flamengo 0–2 Santo André  São Paulo Maracanã Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Santo André venceu por 4–2 no conjunto
2005  São Paulo Paulista 2–0 Fluminense  Rio de Janeiro Jaime Cintra Jundiaí, São Paulo
 Rio de Janeiro Fluminense 0–0 Paulista  São Paulo São Januário Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Paulista venceu por 2–0 no conjunto
2006  Rio de Janeiro Flamengo 2–0 Vasco  Rio de Janeiro Maracanã Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 Rio de Janeiro Vasco 0–1 Flamengo  Rio de Janeiro Maracanã Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Flamengo venceu por 3–0 no conjunto
2007  Rio de Janeiro Fluminense 1–1 Figueirense  Santa Catarina Maracanã Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 Santa Catarina Figueirense 0–1 Fluminense  Rio de Janeiro Orlando Scarpelli Florianópolis, Santa Catarina
Fluminense venceu por 2–1 no conjunto
2008  São Paulo Corinthians 3–1 Sport  Pernambuco Morumbi São Paulo, São Paulo
 Pernambuco Sport 2–0 Corinthians  São Paulo Ilha do Retiro Recife, Pernambuco
Sport venceu por vantagem de gols fora de casa
2009  São Paulo Corinthians 2–0 Internacional  Rio Grande do Sul Pacaembu São Paulo, São Paulo
 Rio Grande do Sul Internacional 2–2 Corinthians  São Paulo Beira-Rio Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Corinthians venceu por 4–2 no conjunto
2010  São Paulo Santos 2–0 Vitória  Bahia Vila Belmiro Santos, São Paulo
 Bahia Vitória 2–1 Santos  São Paulo Barradão Salvador, Bahia
Santos venceu por 3–2 no conjunto
2011  Rio de Janeiro Vasco da Gama 1–0 Coritiba  Paraná São Januário Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 Paraná Coritiba 3–2 Vasco da Gama  Rio de Janeiro Couto Pereira Curitiba, Paraná
Vasco da Gama venceu por vantagem de gols fora de casa
2012  São Paulo Palmeiras 2-0 Coritiba  Paraná Arena Barueri Barueri, São Paulo
 Paraná Coritiba 1-1 Palmeiras  São Paulo Couto Pereira Curitiba, Paraná
Palmeiras venceu por 3-1 no conjunto
2013  Paraná Atlético Paranaense 1-1 Flamengo  Paraná Vila Capanema Curitiba, Paraná
 Rio de Janeiro Flamengo 2-0 Atlético Paranaense  Rio de Janeiro Maracanã Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Flamengo venceu por 3-1 no conjunto
2014  Minas Gerais Atlético Mineiro 2-0 Cruzeiro  Minas Gerais Independência Belo Horizonte, Minas Gerais
 Minas Gerais Cruzeiro 0-1 Atlético Mineiro  Minas Gerais Mineirão Belo Horizonte, Minas Gerais
Atlético Mineiro venceu por 3-0 no conjunto
2015  São Paulo Santos 1-0 Palmeiras  São Paulo Vila Belmiro Santos, São Paulo
 São Paulo Palmeiras 2(4)-(3)1 Santos  São Paulo Allianz Parque São Paulo, São Paulo
Empate em 2-2 no conjunto. Palmeiras venceu por 4-3 nos pênaltis
2016  Minas Gerais Atlético Mineiro 1-3 Grêmio  Minas Gerais Independência Belo Horizonte, Minas Gerais
 Rio Grande do Sul Grêmio 1-1 Atlético Mineiro  Rio Grande do Sul Arena do Grêmio Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Grêmio venceu por 4-2 no conjunto
2017  Rio de Janeiro Flamengo 1-1 Cruzeiro  Minas Gerais Maracanã Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
 Minas Gerais Cruzeiro 0(5)-(3)0 Flamengo  Rio de Janeiro Mineirão Belo Horizonte, Minas Gerais
Empate em 1-1 no conjunto. Cruzeiro venceu por 5-3 nos pênaltis
2018  Minas Gerais Cruzeiro 1-0 Corinthians  São Paulo Mineirão Belo Horizonte, Minas Gerais
 São Paulo Corinthians 1-2 Cruzeiro  Minas Gerais Arena Corinthians São Paulo, São Paulo
Cruzeiro venceu por 3-1 no conjunto

Títulos por time

Clube Títulos Vices Semifinalista
 Cruzeiro 6 (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018) 2 (1998 e 2014) 2 (2005 e 2016)
 Grêmio 5 (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016) 3 (1991, 1993 e 1995) 5 (1996, 2010, 2012, 2013 e 2017)
 Flamengo 3 (1990, 2006 e 2013) 4 (1997, 2003, 2004 e 2017) 6 (1989, 1993, 1995, 1996, 2014 e 2018)
 Corinthians 3 (1995, 2002 e 2009) 3 (2001, 2008 e 2018) 1 (1997)
 Palmeiras 3 (1998, 2012 e 2015) 1 (1996) 4 (1992, 1997, 1999 e 2018)
 Fluminense 1 (2007) 2 (1992 e 2005) 2 (2006 e 2015)
 Vasco da Gama 1 (2011) 1 (2006) 6 (1993, 1994, 1995, 1998, 2008 e 2009)
 Santos 1 (2010) 1 (2015) 3 (1998, 2000 e 2014)
 Internacional 1 (1992) 1 (2009) 2 (1999 e 2016)
 Sport 1 (2008) 1 (1989) 2 (1992 e 2003)
 Atlético Mineiro 1 (2014) 1 (2016) 2 (2000 e 2002)
 Criciúma 1 (1991) - 1 (1990)
 Juventude 1 (1999) - -
 Paulista 1 (2005) - -
 Santo André 1 (2004) - -