A Copa Libertadores da América ou Taça Libertadores da América (em espanhol: Copa Libertadores de América), oficialmente CONMEBOL Libertadores, é a principal competição de futebol entre clubes profissionais da América do Sul, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) desde 1960. É a competição de clubes mais importante do continente, sendo um dos torneios mais prestigiados do mundo, juntamente com a Liga dos Campeões da UEFA. O nome do torneio é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul: José Artigas, Simón Bolívar, José de San Martín, José Bonifácio de Andrada e Silva, D. Pedro I do Brasil, Antonio José de Sucre e Bernardo O'Higgins.

A competição teve vários formatos diferentes ao longo de sua história. No início, apenas os campeões nacionais participavam, tanto que nos seus primórdios a competição era chamada de Copa dos Campeões da América, e recebeu o nome atual somente em 1965. A partir da edição do ano posterior, os vices-campeões nacionais sul-americanos também passaram a se classificar para a competição. Em 1998, as equipes do México foram convidadas a competir até 2017, quando a CONMEBOL instituiu uma reforma no certame que desencorajou os mexicanos a continuar disputando o torneio. Hoje, pelo menos quatro clubes por país competem na Liberadores, enquanto que a Argentina e o Brasil têm seis e sete clubes representantes, respectivamente. Tradicionalmente, uma fase de grupos quase sempre foi usada, mas o número de times por chave variou por diversas vezes.

No formato atual, o torneio consiste em três etapas, com a primeira fase sendo iniciada geralmente no fim de janeiro. As seis equipes sobreviventes da primeira fase juntam-se aos outros 26 times previamente classificados na segunda, na qual existem oito grupos compostos por quatro equipes cada. Os dois melhores times de cada grupo vão pra fase final eliminatória, sempre em jogos de ida-e-volta até as finais, que são disputadas entre novembro e dezembro. O vencedor da Libertadores se classifica para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (como representante da CONMEBOL) e na Recopa Sul-Americana do ano seguinte.

O Independiente é o recordista de títulos na competição, com sete conquistas. A Argentina é o país com o maior número de conquistas, com 24 títulos, enquanto que o Brasil é o país com a maior diversidade de times vencedores, com um total de 10 clubes diferentes que ergueram a taça. O troféu foi conquistado por 25 clubes diferentes, sendo que treze ganharam o torneio mais de uma vez e seis o venceram de forma consecutiva.

História

Os confrontos para a Copa Río de La Plata entre os campeões da Argentina e do Uruguai acenderam a ideia de uma competição continental na década de 1930. Em 1948, o Campeonato Sul-Americano de Campeões (espanhol: Campeonato Sudamericano de Campeones), o precursor mais direto da Copa Libertadores, foi realizado e organizado pelo clube chileno Colo-Colo após anos de planejamento e organização. Disputado em Santiago, no Chile, o torneio reuniu os campeões das principais ligas nacionais de cada nação, sendo conquistado pelo Vasco da Gama do Brasil. Em seu sítio, a CONMEBOL se refere à competição de 1948 como a antecedente concreta que se tornou a Copa Libertadores, e ao menos nos anos de 1996 e 1997, a citada entidade equiparou a dita competição à Copa Libertadores, uma vez que, com base neste título, em 29 de abril de 1996, o Comitê Executivo da entidade autorizou o Vasco da Gama a participar da edição de 1997 da Supercopa Libertadores, competição aberta unicamente aos campeões da Copa Libertadores, e que não era aberta aos campeões de outras competições sul-americanas como a Copa Conmebol.

Em setembro de 1958, o brasileiro José Ramos de Freitas, então presidente da CONMEBOL, fez uma viagem à Argentina, para, dentre outros assuntos, tratar da criação de um campeonato sul-americano de clubes campeões. Em 5 de março de 1959, acontece em Buenos Aires, sede da 26ª Copa América, o 30º Congresso Ordinário da CONMEBOL. Naquela reunião foi anunciada a criação da Copa dos Campeões da América, que reuniria todos os times campeões nacionais na América do Sul para uma disputa de melhor time do continente. Em 1965, esse mesmo torneio seria rebatizado de Copa Libertadores da América em homenagem aos heróis das independências das nações sul-americanas, como Simón Bolívar, José de San Martín, Pedro I, Bernardo O'Higgins, José Gervasio Artigas, entre outros.

Times Brasileiros Campeões da Libertadores da América

Clubes Brasileiros com 3 Campeonatos da Libertadores

  • Grêmio: O Grêmio é o mais recente tricampeão da Libertadores. Gganhou seu primeiro título da Libertadores em 1983 ao derrotar o Peñarol; o bicampeonato veio em 1995, após derrotar o Atlético Nacional; o título mais novo veio em 2017, vencendo o time argentino Lanus, fora de casa.
  • Santos: O Santos é tricampeão da Libertadores. Em 1962 o Santos venceu o Peñarol na final; Em 1963 o Santos foi campeão invicto em cima do Boca Juniors; Em 2011 bateu o Peñarol em mais uma decisão.
  • São Paulo: O tricolor paulista foi campeão da Libertadores por 3 vezes. Em 1992 superou o Newell’s Old Boys nos pênaltis por 3 a 2. No ano seguinte, 1993, o São Paulo derrotou o Universidade Católica; Por fim, o terceiro título veio em 2005, com uma vitória em cima do Atlético Paranaense.

Clubes Brasileiros com 2 Campeonatos da Libertadores

  • Internacional: Em 2006 o Internacional foi campeão da Libertadores após vencer o São Paulo na final; em 2010, o Inter voltou a levantar a taça com uma vitória em cima do time mexicano Chivas Gualadajara.
  • Cruzeiro: o Cruzeiro foi campeão em 1976 ao derrotar o Unión Espanhola, do Chile. Em 1997, após ganhar o Sporting Cristal, o Cruzeiro sagrou-se bicampeão da competição.

Clubes Brasileiros com 1 Campeonatos da Libertadores

  • Atlético Mineiro: O Atlético-MG foi campeão da Libertadores em 2013 após ganhar do Olímpia por 4 a 3 nos pênaltis.
  • Corinthians: O Corinthians foi campeão invicto da Liberta em 2012, vencendo o Boca Juniors na decisão.
  • Palmeiras: O Palmeiras foi campeão em 1999 após derrotar o Deportivo Cáli nos pênaltis por 4 a 3.
  • Vasco da Gama: Em 1998 o Vasco foi campeão da Libertadores sobre o Barcelona, do Equador.
  • Flamengo: O Flamengo conquistou a América em 1981 após superar o Cobreloa, do Chile.