5 Passeios ao Ar Livre para Curtir em SP


Por ter uma infinidade de opções culturais, gastronômicas e de lazer, São Paulo é a cidade ideal para todos os tipos de viajantes. E isso inclui aqueles que amam o contato com a natureza, claro. Sabe por quê? A capital paulista também é lotada de lugares para curtir muito ao ar livre.

Então, se você é uma pessoa que ama fazer exercícios, piqueniques ou passear com seus bichinhos de estimação, por exemplo, e mora ou está de passagem por Sampa, este post é perfeito pra você.

1. PARQUE DA INDEPENDÊNCIA

A primeira opção da lista é pra lá de histórica: fica na Colina do Ipiranga, às margens do riacho onde Dom Pedro I declarou a independência do Brasil. Para completar, Parque do Ipiranga está em frente ao emblemático Museu do Ipiranga e é repleto de jardins e bosques. Perfeito para curtir um dia em uma vibe bem tranquila, ali é possível fazer caminhadas, brincar com pets e andar de skate, patins e bicicleta. Aliando história, lazer e natureza, conta com canteiros de rosas, pinheiros, palmeiras, azaleias, buxos, topiarias e muitas outras espécies de plantas. Então já sabe, né? Aproveite para garantir boas fotos.

2. PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA

Patrimônio da Unesco, o Parque Estadual da Cantareira é uma das maiores áreas de mata tropical nativa de todo o mundo. Abrigando diversos tipos de plantas e animais em extinção, é o habitat de jaguatiricas, gatos-do-mato, bugios e macucos. Cheio de trilhas com diferentes níveis de dificuldade, um museu e anfiteatro, ao todo são quatro núcleos de visitação: Águas Claras, Engordador, Cabuçu e Pedra Grande. Se o que você está procurando são lugares ao ar livre, então esse aqui precisa entrar pra sua listinha.

Funcionamento durante a pandemia: de quarta a domingo, das 8h às 16h. A trilha da Pedra Grande só pode ser feita até as 14h. Contudo, como existe limitação de 800 pessoas por dia, é preciso efetuar agendamento prévio com um dia de antecedência.

3. HORTO FLORESTAL

Na zona norte de São Paulo, o Parque Estadual Albert Loefgren, ou Horto Florestal, é mais um importante espaço de lazer e cultura da cidade. Palco para alguns eventos, a enorme área verde, próxima, inclusive, ao Parque Estadual da Cantareira, é outra opção imperdível de lugares ao ar livre. Aproveite para fazer piquenique, praticar algum esporte em suas pistas de corrida ou simplesmente utilizar os equipamentos de ginástica. O parque conta com o Museu Florestal e alguns lagos, bem como com as sedes da Polícia Militar e da Polícia Florestal do estado.

Funcionamento durante a pandemia: aberto diariamente, das 8h às 18h.

4. PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Com atrações para todas as idades, o Parque da Água Branca tem uma estrutura e tanto, incluindo um aquário, brinquedoteca e espaço reservado para a melhor idade, bem como é a casa de alguns animais, como galinhas, gansos e patos, que chamam a atenção do público. Por ficar perto de diversos pontos turísticos, como o Memorial da América Latina, o estádio Allianz Parque, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) e o Villa Country (casa noturna para fãs de música sertaneja), dá para combinar a visita ao parque e outros passeios em um único dia.

Funcionamento durante a pandemia: aberto diariamente, das 6h às 20h.

5. JARDIM BOTÂNICO

Ao contrário dos parques citados anteriormente, muito procurados por moradores e visitantes, o Jardim Botânico costuma ser bem tranquilo. Recanto de bem-estar e sossego, presenteia os visitantes com lindas paisagens e lagos. Também oferece algumas trilhas, que estreitam ainda mais o contato com a natureza e intensificam os sons vindos das árvores, as quais são habitadas por bugios (espécie de macaco) e bichos-preguiça, por exemplo. Portanto, mantenha os ouvidos e os olhos apurados, pois a qualquer momento pode se deparar com um desses bichinhos.


Funcionamento durante a pandemia: de terça a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria fecha às 14h30.